Qual o verdadeiro lugar de São José ?


Quantos de nós já não fizemos a pergunta de o porquê é que em nossas igrejas não se tem uma imagem de São José em um dos lados do altar, sendo que ele foi proclamado patrono universal da Igreja, ou ainda, qual seria o motivo de não venerá-lo com tão grande devoção e piedade?
Muitos de nós ainda não conhecemos a grandeza desse Homem e queremos através de uma breve historinha penetrar seus mistérios.
Conta-nos a história que o santo padre Pio IX, de saudosa memória, o Papa de uma das horas mais tormentosas e difíceis da história da Igreja e devoto fervoroso de S. José, que consagrou ao santo patriarca toda a Igreja em 8 de Dezembro de 1870.
O culto de S. José desde então, mais se desenvolveu, e admiravelmente em todo mundo católico. O Papa da proclamação da Imaculada Conceição e da infalibilidade pontifícia foi também o Papa de S. José.
Belíssima tríade, não é verdade?
Mas, observemos bem onde vai a sabedoria de alguém que a esse santo Homem se entrega e tem em suas mãos toda a sua vida. Certa vez em Roma apareceu um artista de valor e o Papa lhe recomendou a pintura de um quadro no qual deveria figurar o céu.
Pio IX acompanhava os trabalhos da tela com extremo carinho. Um dia, quando já bem adiantada ia a obra, o artista explica ao Pontífice o assunto, e o simbolismo das figuras e o lugar dos personagens na tela. — E S. José, onde o colocou? — Ei-lo, diz o pintor, mostrando um ângulo do quadro, ei-lo aqui neste canto! — Não, meu filho, diz Pio IX, ali não pode ficar.
Quero-o aqui ao lado de Jesus e Maria. Não me tire S. José de junto de Jesus e Maria, porque assim é que estão eles no céu! Bela e tocante lição! Em nossas orações, em nossa devoção nunca separemos o que Deus uniu na terra e no Céu: Jesus, Maria e José.
Que belíssimo testemunho de um homem verdadeiramente devoto do glorioso São José. São José merece muito mais do que um lugar de destaque em nossas igrejas ou em nossas casas, merece o nosso coração.
Que possamos aprender e a fazer o mesmo e voltar a colocá-lo em seu devido lugar.
Que viva São José!

Laus Deo in aeternum

Walter Silva

Ajude-nos a Evangelizar. Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *