Terceira semana da Quaresma – Quinta-feira

A HUMILHAÇÃO DE JESUS NOS TRIBUNAIS MUNDANOS

 

I.Prel.: Vejamos Jesus escarnecido e tratado como louco corte de Herodes

II. Prel.: Peçamos a graça de conhecer o valor  dos insultos sofridos por amor de Jesus.

 

 “Pilatos, quando soube que Jesus era da jurisdição de Herodes, que então se achava em Jerusalém, remeteu-lho. Herodes, vendo a Jesus, folgou muito, porque desejava vê-lo fazer algum milagre (Luc. XXIII, 7-8)

 

CONSIDERAÇÕES: – O incestuoso e vaidoso Herodes, o ignóbil que ordenara morte de S. João Baptista, deseja que o Salvador, de quem tinha ouvido contar tantas coisas maravilhosas, faça milagres na sua presença. Mas para que deseja ele ser testemunha dum milagre? Talvez para se esclarecer, comover e converter? De modo nenhum! Unicamente para entreter sua vaidade e curiosidade! Não é a homens com estas disposições que Deus concede favores extraordinários: reserva-os para as almas humildes, que se julgam indignas deles, que esquecidas de si próprias, mortas para todo o sentimento de amor próprio, só procuram em tudo a glória de Deus,  e não lhe pedem graças extraordinárias ou milagres senão com o fim de lhe agradar cada vez mais e ganhar-lhe novos adoradores.

APLICAÇÕES: – Não é por falta destas disposições ou porque as temos ainda muito imperfeitas, que recebemos tão poucas graças extraordinárias, e que, depois de ter passado muitos anos em práticas de piedade, ou talvez na vida religiosa, nos parecemos ainda tão pouco àqueles homens poderosos em palavras e em obras, que nos precederam no mesmo estado de vida e cujas acções tantas vezes lemos ou ouvimos ler?

AFECTOS: – Exprimamos o desejo de conhecer de conhecer as mais recônditas disposições do nosso coração. Renunciemos diante de Deus a qualquer pensamento voluntário e a qualquer sentimento deliberado de amor próprio e vaidade.

PROPÓSITOS: – Esforcemo-nos por morrer cada vez mais para nós mesmos e ter em vista só a Deus em todas as coisas.

FONTE: MEDITAÇÕES PRÁTICAS PARA TODOS OS DIAS DO ANO SOBRE A VIDA E DOUTRINA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
P. BRUNO VERCRUYSSE, S.J.
LIVRARIA APOSTOLADO DA IMPRENSA, 1950
Ajude-nos a Evangelizar. Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *