Quinta-feira depois de Cinzas

ENTRADA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS

I. Prel.: – Contemplemos  Jesus caminhando resolutamente no meio de seus Apóstolos, para o Jardim das Oliveiras, a dar começo à sua dolorosa Paixão.

II. Prel.: – Peçamos a graça de arrostar também desassombrada mente com as dificuldades que se encontram no serviço de Deus e nos actos de penitencia.

“E Jesus, tendo dito estas palavras, saiu com os discípulos para a outra banda do ribeiro de Cedron para um lugar chamado Gethsêmani,  onde havia um horto no qual entrou” ( Jo XVIII, 1)

CONSIDERAÇÕES: – Fixemos os olhos em Nosso Senhor, que temos tomado tantas vezes por modelo: vejamos como caminha resolutamente para o combate e provoca à luta, com o exemplo e palavras, os fiéis discípulos: ‘Para que conheça o mundo que amo ao Pai e que faço como ele ordenou, levantai-vos, vamo-nos daqui’ (Jo XXIV, 31) Para ir aonde? Ao combate à morte!… Como estas palavras estão cheias de amor… de obediência… e de coragem!…

APLICAÇÕES: Vejamos o coração bondoso e generosíssimo de Jesus! Quão longe estamos dele, nós que, em lugar de arrostar afoitamente com as ocasiões de combater e sofrer, fugimos sempre delas com tanto cuidado e destreza! Não encontramos aqui um grande motivo de nos envergonharmos, nós que fazemos profissão de imitar a Jesus Cristo mais perfeitamente que o comum dos fiéis que talvez nos gloriamos de combater sob a sua bandeira, de participar com Ele dos trabalhos, das privaçoes e dos sofrimentos? Examinemo-nos com sincero desejo de conhecer até que ponto merecemos estas censuras.

AFECTOS: – Admiremos o coração magnânimo e o amor heroico de Jesus. Animemo-nos, a seu exemplo, a generosidade. Nas circunstâncias difíceis digamos com o Apóstolo S. Tomé: ‘Vamos, morramos com Ele’ : Eamos nos ut muriamur cum eo (Jo XI, 16)

PROPÓSITOS: – Esforcemo-nos hoje em reparar a frouxidão e infidelidades passadas.

 

Fonte: Meditações Práticas para todos os dias do Ano sobre a Vida e Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo,
P. Bruno Vercruysse, S.J.
Livraria Apostolado da Imprensa, 1950

 

Desejas uma orientação para viver melhor o tempo quaresmal? Acesse o texto: Quaresma, vivendo sabiamente.

 

Ajude-nos a Evangelizar. Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *