Os mártires: esses homens providenciais!

O triunfo do mártir é na verdade a vitória de Cristo.

Por: José Mª Montiu de Nuix | Fonte: Catholic.net
Tradução: Tiago Silva

Certamente, as notas da Igreja contidas no Credo poderiam ser adicionadas para serem sempre perseguidas. A história conta a milhões de mártires.

Em 1976, o Cardeal Karol Wojtyla pregava os exercícios espirituais ao Beato Papa Paulo VI e seus colaboradores mais diretos. Eles foram publicados, sob o título “Sinal de contradição”. O futuro de São João Paulo II, na conclusão do livro, irá condenar: o programa da época é perseguição religiosa. Perseguir a religião! Uma breve expressão, mas que merece ser inscrito com letras douradas em pedra imortal, uma vez que consegue nos fornecer uma chave muito importante para a compreensão da história recente. Com efeito: o século XX é “o século dos mártires”.

Este século tem sido um autêntico oceano de mártires. Paralelamente a isso, Irmã Lúcia, vidente de Fátima, afirmou que a Virgem de Fátima se referia a tantos mártires. Para isso, devemos adicionar os muitos mártires do século XXI.

Assim, o tema dos mártires está agora na mesa, uma vez que, de fato, é uma parte essencial do caminho atual da Igreja. Torna-se uma parte notável do nosso atual “hoje”, da nossa vida, do seu contexto. Por isso, é uma parte excelente da visão católica do mundo em que nos encontramos.

As mortes de martírio não devem ser vistas como diminuições. O grão de trigo, se morre, não produz frutos. O sangue martirial daqueles cordeiros suaves e brancos, os mártires, é de grande fecundidade. Todos os bens sobrenaturais vieram até nós através da morte mártir de Cristo. A igreja de Roma assenta em duas colunas martirianas, São Pedro e São Paulo. Tertuliano afirmou que o sangue dos mártires é a semente dos cristãos. O Papa São Leão, o Grande, disse: “As perseguições não são em detrimento, mas para o benefício da Igreja, e o campo do Senhor sempre está vestido com uma colheita mais rica ao nascer, multiplicando grãos que caem um por um”. Dos mártires, pode-se esperar uma grande colheita.

Através dos mártires, especialmente a providência divina passa. O triunfo do mártir é na verdade a vitória de Cristo. Hoje, os mártires tornam muito providencial que seu testemunho religioso ajude o atual católico a não ceder aos eventos atuais e frequentes contra a religião; Também o ajuda a permanecer firme como portador da verdade diante das correntes relativistas e dos que estão em favor da pós-verdade … Além disso, como o Santo Padre Francisco enfatizou fortemente, os mártires apoiam a Igreja, fazem-na prosseguir, são uma grande força para a Igreja.

Que os mártires são tão providenciais hoje nos ajudam a compreender o enorme empenho dos últimos Santos Padres em buscar tantas beatificações e canonizações de mártires, bem como esta tese do Papa Bento XVI: “Hoje é mais necessário que nunca propor o exemplo dos mártires cristãos (…) “.

Ajude-nos a Evangelizar. Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *